Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Bloomberg - Como Aécio Neves é o Candidato Preferido das Empresas de Exploração de Petróleo Estrangeiras


Shell e Halliburton pretendem ganhos com Neves no Brasil

e do Brasil também

A perspectiva de uma mudança de regime no Brasil está fazendo a Petróleo Brasileiro SA (PETR4) a empresa com maior estoque de petróleo do mundo. Ele também está abrindo as portas para empresas estrangeiras para explorar a vasta riqueza energética do país.

As atuais políticas que garantiram a estatal Petrobras, com 139.000 milhões dólares em dívida e feitas no exterior em regime OFFSHORE, com projetos mais caros e esforços também  prejudicadas por empresas, incluindo a Royal Dutch Shell Plc (RDSA) e Halliburton Co. (HAL) que pretendem expandir no país. Promessas do candidato da oposição, Aécio Neves de leiloar licenças de exploração com mais freqüência, aumentar os preços dos combustíveis e facilidades made-in-Brazil são os requisitos que espelham as recomendações da indústria. 

Neves, cujo partido social-democracia abriu o mercado de exploração de óleo para fabricantes estrangeiros no final de 1990, surpreendeu os analistas ao ficar em segundo lugar na votação em 05 de outubro e forçar um segundo turno eleitoral. Frustração entre as empresas de petróleo e seus investidores com a presidente Dilma Rousseff, tem crescido desde que assumiu o cargo em 2011 No mês passado, um grupo de lobby do petróleo disse que a indústria enfrenta dificuldades e alguns fornecedores da Petrobras (PBR) podem deixar o Brasil. Neves atacou a gestão de Dilma na Petrobras e contratou um consultor da indústria e um funcionário envolvido na década de 1990, nas privatizações para redigir o seu programa de energia. 

"Abrindo a indústria até aos investidores estrangeiros, que é o que você verá no Brasil caso Neves ganhe", afirmou Robbert van Batenburg, diretor de estratégia de mercado na corretora Newedge EUA LLC, em entrevista por telefone, de Nova York. "Essas restrições às importações e barreiras comerciais têm sido extremamente inúteis. Se ele ganhar, ele vai cumprir tudo o que disse. "



Adesão ao Pré-Sal 

Neves, ex-governador do estado de Minas Gerais, se comprometeu a realizar leilões regulares de direitos de exploração. Ele também está pensando em modificar a legislação que obriga a Petrobras, a maior produtora em águas mais profundas, superiores a 1000 pés, da obrigatoriedade de manter, pelo menos, uma participação de 30 por cento em todos os projetos na região chamada de pré-sal. 

Rousseff e Neves são estatisticamente empatado menos de duas semanas antes do 26 de outubro de escoamento, segundo duas pesquisas ontem, sinalizando a corrida presidencial mais contestada em mais de uma década. 

A Petrobras subiu 9,1 por cento desde que Neves ganhou um lugar no segundo turno, como outros grandes produtores caiu. Nos últimos quatro anos, o estoque perdeu investidores de 32 por cento em termos de dólares, o pior desempenho entre os principais concorrentes. 

As ações da Petrobras cairam 5,6 por cento, para 20,02 reais, no final do pregão, em São Paulo. 

As exigências da Petrobras ser a operadora em cada nova descoberta no pré-sal, uma formação sob uma camada de sal no subsolo marinho, devem ser revistas para estimular a concorrência, disse Elena Landau, que aconselha Neves em matéria de energia, em uma entrevista em Rio de Janeiro ontem. Mudanças precisariam da aprovação do Congresso, disse ela. 

Contra o Monopólio 

"Quando você tem a Petrobras como operadora única, você está limitando a capacidade", disse Landau, que foi apelidada de "dama de ferro das privatizações" pela imprensa brasileira depois de seu envolvimento na alienação de empresas públicas durante a década de 1990 no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso . "Isso restringe a concorrência." 

A Petrobras não quis comentar sobre a forma como uma vitória Neves teria impacto na empresa e na  indústria de refino. As regras existentes de maximizar a participação do país no setor, enquanto as empresas estrangeiras também são atraídas, Aloizio Mercadante, coordenador da campanha de Dilma Rousseff, disse por e-mail: 

"Queremos que a Petrobras seja a única operadora, e ela será capaz de desenvolver a pesquisa altamente científica e da inovação, e usar toda a cadeia industrial de gás e petróleo", disse Mercadante em resposta a perguntas da Bloomberg sobre a área do pré-sal. 

'Não Valorizados "

"As empresas estrangeiras não são valorizados por este governo, como se elas não fossem muito relevante", disse ela. 

Dilma tem apontado para mais de 500.000 barris por dia de nova produção da área do pré-sal durante sua administração e garantiu que esses limites de preços de combustível protegeram os consumidores da volatilidade nos mercados internacionais de petróleo. Ela prevê ganhos de inclusão rápidas que vão ajudar os financiamentos dos programas sociais e reduzir a pobreza no país mais populoso da América Latina. 

A eliminação dos subsídios aos combustíveis que custaram à Petrobras pelo menos 60 bilhões de reais no primeiro mandato de Dilma Rousseff iria aumentar o lucro da empresa e sua capacidade de comprar bens e serviços de fornecedores como a Halliburton, de acordo com o Instituto Brasileiro de Petróleo, ou IBP, um grupo que faz lobby para a indústria. 



Trabalhadores perdem -  

Em meados de 2010, Halliburton Chief Executive Officer David Lesar disse que a receita do Brasil cresceu quase 30 por cento, a empresa investiu em infra-estrutura. Em janeiro, ele disse que as empresas de serviços foram "à procura de alívio", após a atividade de perfuração caiu abaixo das expectativas. 

Halliburton não quis comentar sobre o possível impacto de uma vitória Neves. 

"Os produtos de classe mundial e serviços convenientes também precisam ser competitivo em preço", disse vice-presidente da Shell para novos negócios nas Américas Jorge Santos Silva, durante uma conferência de petróleo offshore no mês passado. "Um dos maiores desafios que a indústria enfrenta é como ajudar os fornecedores locais e desenvolver produtos e serviços", disse ele. 

A Shell está sempre disposta a trabalhar com representantes do governo em que atua e prefere não comentar sobre eleições, ele disse em uma resposta por e-mail. 

Brasil está perdendo trabalhadores qualificados de petróleo para outros países por causa de cancelamentos ou atrasos do projeto, disse Paulo Cesar Martins, o chefe da associação Abespetro de empresas de serviços offshore de petróleo, na mesma conferência. 

As companhias petrolíferas precisam mais rodadas de licitação regulares para manter a equipe e os investimentos no Brasil, disse ele. O número de sondas de perfuração operados por outras empresas que não a Petrobras caiu para três de 17, em 2010, ele disse. 

'Deus é brasileiro' 

Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente, quebrou o monopólio da Petrobras na exploração e produção de petróleo em 1997 e garantiu os primeiros blocos leiloados sob um modelo de concessão em 1999 através de leilões de exploração então realizada no Brasil a cada ano até 2008. 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou que os depósitos maciços de petróleo demonstraram que "Deus é brasileiro" e decidiu que a companhia nacional de petróleo seria responsável por todos os projetos futuros na região. Lula suspendeu licenças offshore para manter reservas de petróleo recém-descobertas do Brasil sob o controle do governo por meio da Petrobras, e no Brasil não ofereceu desde então qualquer área de exploração no mar até 2013. 

Em 2007, Lula e Dilma, sua ministra da Energia e depois chefe de gabinete, começou a planejar a legislação para permitir que o governo, por meio do controle da Petrobras, controlasse o ritmo de desenvolvimento. Sabendo que custaria centenas de bilhões de dólares para desenvolver a região do pré-sal, eles ainda queriam empresas estrangeiras para ajudar a produção de finanças como sócios minoritários, sem poder de definir orçamentos ou decidir onde perfurar. 

Líder -  

A legislação resultante era algo nunca visto antes na indústria. As empresas petrolíferas são livres para formar consórcios e fazer lances contra a Petrobras. Se eles vencerem precisam convidar o ex-rival para se juntar ao grupo, com uma participação de 30 por cento e conceder-lhe o controle sobre as decisões do dia-a-dia. Nenhuma empresa fez lances contra a Petrobras, quando o Brasil colocou o modelo à prova. Ela leiloou os direitos para produzir em Libra, um campo de exploração, segurando quase o equivalente a atuais reservas provadas brasileiras, e apenas um grupo liderado pela Petrobras colocou uma oferta. 

"Monopólio" do produtor estatal sobre o pré-sal precisa ser revisto, disse Adriano Pires, o consultor e co-autor do plano de exploração de óleo de Neves e mesmo que não detenha uma posição na campanha, disse em uma entrevista por telefone do Rio: 

"A Petrobras não pode ser um instrumento de política", disse Pires. "Muita coisa tem de mudar."



Fonte:  Shell to Halliburton Seen Winning With Brazil’s Neves - Bloomberg -   Oct 10, 2014 5:37 PM GMT-0300

Nenhum comentário:

Postar um comentário