Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

sábado, 8 de novembro de 2014

Noam Chomsky - A Existência da Humanidade por Um Fio




Filósofo americano Noam Chomsky acredita que a escalada de tensão entre os Estados Unidos e a Rússia poderia desencadear uma guerra nuclear.

"O pior cenário, é claro, seria uma guerra nuclear, o que seria terrível. Os Estados que iniciarem tal conflito  serão ambos exterminados pelas conseqüências. Esse é o pior cenário ", disse ele ao Russia Today, quando perguntado sobre as tensas relações entre Washington e Moscou.

"Esse cenário esteve ameaçadoramente perto várias vezes no passado recente, dramaticamente perto. E isso poderia acontecer novamente, mas não de planejado, mas apenas pelas interações acidentais que acontecem num conflito - que quase já aconteceu ", acrescentou Chomsky.

As duas potências estão em desacordo sobre uma série de questões.

Os Estados Unidos acusam o presidente russo, Vladimir Putin de apoiar as forças pró-russas na Ucrânia. O Kremlin nega a acusação.

Presidente dos EUA, Barack Obama tem repetidamente ameaçado Putin com mais sanções sobre a crise na Ucrânia.

Chomsky disse que as sanções contra a Rússia estavam dirigindo o país em direção ao Oriente, e a estreitar ainda mais as relações com a China.

Ele também observou que os seres humanos têm vivido perigosamente perto de uma guerra nuclear.

"Houve muitos casos sem gravidade, mas que por pouco, onde só a intervenção humana com uma decisão rápida impediu uma guerra nuclear poucos minutos antes. Você não pode garantir que isso vai continuar ", disse o autor bem conhecido.

O comentarista político também alertou para o fim da raça humana.

"É bom lembrar que apenas um século atrás, a Primeira Guerra Mundial estourou através de uma série de tais trocas acidentais. A Primeira Guerra Mundial foi horrível o suficiente, mas a encenação atual do que significa o fim da raça humana ", disse Chomsky.

Fonte: http://www.presstv.ir/detail/2014/11/08/385191/usrussia-rift-end-in-nuke-war-chomsky/





Nenhum comentário:

Postar um comentário