Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Chomsky - Pimenta no dos Outros é Colírio

Chomsky: "Os ataques de Paris demonstram a hipocrisia da indignação Ocidental"

Publicado: 19 ene 2015 19:59 GMT | Última actualización: 19 ene 2015 19:59 GMT

O advogado Floyd Abrams tinha razão quando descreveu o ataque contra a redação de 'Charlie Hebdo' como "o assalto mais ameaçador contra o jornalismo na memória viva". O problema reside em que o Ocidente esquece seus próprios crimes, sublinha o linguista e filósofo norte americano Noam Chomsky

Ataque a RTV em Belgrado

"A razão está relacionada com o conceito de 'memória viva', uma categoria construída cuidadosamente para incluir Seus crimes contra Nós enquanto escrupulosamente excluímos Nossos crimes contra eles. Estes não são crimes, senão nobre defesa de valores mais elevados", explica assim Chomsky a lógica do Ocidente.

Chomsky recorda que em Abril de 1999 as forças da Otan realizaram um ataque aéreo massivo contra a emissora sérvia RTV que resultou na morte de 16 jornalistas em Belgrado. O porta voz do Pentágono, Kenneth Bacon, disse então em uma conferencia em Washington que "a televisão servia é uma parte importante da máquina de morte de Milosevic igual que seu Exército" e, portanto, um objetivo legitimo de ataque. 


"Não ocorreram manifestações ou gritos de indignação, não ocorreram clamores de 'Somos RTV', não ocorreram investigações sobre as raízes do ataque contra a cultura e a história cristã. Ao contrário, o ataque foi abafado pela imprensa. O prestigiado diplomada norte americano Richard Holbrooke, então enviado à Yugoslavia, descreveu o ataque contra RTV 'de enorme importância e progressão positiva'. Esta ideia foi compartida por outros", escreve Chomsky em um artigo citado por CNN. 

"Quanto mais culpamos nossos inimigos de alguns delitos, maior é a indignação; quando maior é nossa responsabilidade em um crime e, portanto, quanto mais podemos fazer para por-lhe fim -, menor é a preocupação, tendendo inclusive a esquece-lo ou nega-lo", resume o filósofo.





Fonte: http://actualidad.rt.com/actualidad/163881-chomsky-otan-yugoslavia-paris-hipocresia-occidente

Tradução: Julio Kling

Nenhum comentário:

Postar um comentário