Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

As Guerra Canibais - O Séc. XXI e a Descivilização na Luta pelo Espaço Vital




Um vídeo de um comandante rebelde sírio arrancando e mordendo o coração de um soldado é emblemático de uma guerra civil que se transformou rapidamente numa batalha de ódio sectário e assassinatos por vingança, disse a organização humanitária Human Rights Watch nesta segunda-feira.

O grupo com sede em Nova York disse que um vídeo amador postado na internet no domingo mostra Abu Sakkar, um dos fundadores da Brigada Farouq conhecido por jornalistas como um rebelde da cidade de Homs, cortando o peito de um soldado morto.

O vídeo provocou indignação tanto entre os partidários do presidente sírio, Bashar al-Assad, como entre figuras da oposição.

"Juro por Deus, vamos comer seus corações e seus fígados, seus soldados de Bashar, o cão", diz o homem para companheiros fora de quadro no vídeo que aplaudem e gritam "Allahu akbar (Deus é grande)".

O conflito sírio começou com protestos pacíficos em março de 2011, mas estes foram suprimidos gradualmente por uma guerra civil cada vez mais sectária que, de acordo com um grupo de oposição, já custou mais de 80 mil vidas.

Peter Bouckaert, da Human Rights Watch, disse que tinha visto uma cópia do vídeo original não editado e que a identidade de Abu Sakkar foi confirmada por fontes rebeldes em Homs e por imagens dele em outros vídeos usando o mesmo casaco preto, assim como no mais recente vídeo, e com os mesmos anéis em seus dedos.

"A mutilação dos corpos dos inimigos é um crime de guerra. Mas a questão ainda mais grave é a descida muito rápida a uma retórica sectária e à violência", disse Bouckaert.

Ele disse que, na versão não editada do filme, Abu Sakkar instrui seus homens a "abater os alauítas e levar seus corações para comê-los", antes de ele próprio morder o coração.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/disturbios-no-mundo-arabe/rebeldes-sirios-posam-para-album-de-retratos,052494a7addab310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Guerra Antropofágica - 


Ratos em condições adversas de espaço restrito, como em um navio por exemplo, quando têm um aumento desproporcional de sua população costumam estabelecer um conflito sectário entre bandos diferentes que conseguem distinguir a origem de cada individuo através do olfato. Eles matam e devoram sem piedade seus opositores e até mesmo os filhotes deles que lhes caíam às garras. Seu conflito se estabelece até restar apenas um e esse será canibal de qualquer outro espécime similar que ingressar em seu universo restrito.

Assim parecem se comportar os seres humanos em conflitos de igual natureza quando condições de nascimento são colocadas à prova e um período passageiro de prosperidade proporciona um aumento geométrico da população jovem sem a devida ocupação ou espaço para exercer atividade que possa desviar seus impetos de violência natural. Os analistas que pretendem ver no conflito sírio uma simples questão politica estão totalmente enganados. É a questão do espaço vital que está em jogo, como também ocorre na Palestina, onde a questão religiosa e sectária esconde o verdadeiro terror que é a assunção do deus canibal.

A verdadeira face de Javé, um deus da guerra, é ser desapiedado com as diferenças.   

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