Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Os Inimigos dos meus Inimigos são...





WASHINGTON - Uma americana de 65 anos é a primeira mulher a figurar entre a lista de terroristas procurados pelo FBI. Joanne Chesimard foi condenada pelo assassinato do policial Werner Foerster, em 1973. Presa em 1977 em Nova Jersey, Joanne fugiria para Cuba dois anos depois, onde estaria vivendo livremente desde 1984 com o nome de Assata Shakur. Chesimard integrou o grupo Panteras Negras e, posteriormente, o Exército de Libertação Negra descrita pelo FBI como “uma das organizações militantes mais violentos dos anos 70”.



O FBI dobrou a recompensa estipulada para quem contribuir com a captura de Joanne. A quantia agora é de US$ 2 milhões. Segundo o órgão, a mulher trabalharia para governo cubano e levaria uma vida melhor do que a maioria dos cidadãos da ilha.

- Enquanto viver livremente em Cuba ela continua a manter e promover sua ideologia terrorista. Hoje, no aniversário da morte de soldado Werner Foerster, queremos que o público saiba que não vamos descansar até que esta fugitiva seja levada à Justiça – disse Aaron Ford, agente especial do FBI.

No site assatashakur.org, Chesimard diz que foi “forçada a fugir da repressão política, do racismo e da violência que dominam a política do governo dos EUA em relação às pessoas de cor”.






Exílio desde 1979 - 


Em 2 de maio de 1973, a ativista Pantera Negra Assata Olugbala Shakur (FSN) Joanne Deborah Chesimard, foi parada pela polícia do estado de New Jersey, atirou duas vezes e, em seguida, foi acusada de homicídio de um policial. Assata passou seis anos e meio de prisão em circunstâncias brutais, antes de fugir para fora da ala de segurança máxima do Clinton Correctional Facility for Women, em Nova Jersey, em 1979, e se mudar para Cuba. 


Assata: Em suas próprias palavras

Meu nome é Assata ( "aquela que se esforça" ) Olugbala ( "para o povo" ) Shakur ( "o grato um" ), e eu sou uma escrava do século 20 que escapou. Por causa da perseguição do governo, fiquei com nenhuma outra escolha a não ser fugir da repressão política, do racismo e da violência que dominam a política do governo dos EUA em relação às pessoas de cor. Eu sou uma ex-prisioneira política, e tenho vivido no exílio em Cuba desde 1984. Tenho sido uma ativista política na maior parte da minha vida e, apesar de tudo o que o governo dos EUA tem feito tudo ao seu alcance para me criminalizar, eu não sou uma criminosa, nem nunca fui. Na década de 1960, participei de várias lutas: o movimento negro da libertação, o movimento pelos direitos dos estudantes, e o movimento para acabar com a guerra no Vietnã. Entrei para o Partido dos Panteras Negras. Em 1969 o Partido Pantera Negra se tornou o alvo número um da organização orientada pelo FBI COINTELPRO.porque o Partido dos Panteras Negras exigiu a libertação total do povo negro, J. Edgar Hoover chamou de "maior ameaça para a segurança interna do país" e prometeu destruí-lo e os seus dirigentes e militantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário