Um produto ideológico faz parte de uma realidade (natural ou social ) como todo o corpo físico, instrumento de produção ou produto de consumo; mas, ao contrário destes, ele também reflete e retrata uma realidade, que lhe é exterior. Tudo o que é ideológico possui um significado e remete a algo situado fora de si mesmo. Em outros termos, tudo o que é ideológico é um signo. Sem signos não existe ideologia
(Mikhail Bakhtin, Marxismo e Filosofia de Linguagem)
Alguns comentários sobre o meio e a mensagem na internet.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Procurando Deus numa Casca de Noz - A Linguagem Exotérica da Ciência



O CERN qualificou como um avanço "histórico" a descoberta de uma nova partícula consistente com o Bosón de Higgs, chave para entender a formação do Universo, mas alertou que ainda resta muito trabalho a ser feito
Foto: AFP


A análise de traços de uma partícula elementar da física descoberta no Grande Colisor de Hádrons (LHC), no segundo semestre do ano passado, "indica fortemente" que é o tão esperado bóson de Higgs, a partícula de Deus, informou na quinta-feira o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês). Essa partícula ajudaria os cientistas a explicar a origem do universo.

No comunicado, porém, sobre as recentes descobertas a partir de vasto volume de dados reunidos durante três anos de colisões no LHC, não afirma ter sido definitivamente descoberto o bóson, que se acredita que dá massa às partículas.

As experiências são realizadas no Grande Colisor de Hádrons, maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo - um tubo circular de 27 quilômetros de perímetro, enterrado 100 metros abaixo do solo, sob a fronteira franco-suíça.

Dois feixes de energia são disparados em direções opostas, e seu encontro gera milhões de colisões de partículas por segundo, recriando o instante das condições ocorridas uma fração de segundo depois do Big Bang.

Nenhum comentário:

Postar um comentário